Escandalosa banda rock adolescente feita apenas de meninas dos anos 70 The Runaways é o tema de dois novos filmes - um drama estrelado por Kristen Stewart de Crepúsculo e um documentário por um a das ex-integrantes.
Pense em garotas americanas pops dos anos 70 e isso pode trazer-lhe à mente os sorrisos radiantes de Charlie's Angels ou The Brady Bunch sisters.
Mas havia um rock 'n' roll alternativo para tudo isso. Exemplo A? Leather-clad à Suzi Quatro. Exemplo B? The Runaways, o grupo de rock 'n' roll formado só por garotas que lançou a carreira de Joan Jett e agora é tema central de um filme estrelado por duas das queridas da saga Crepúsculo - Kristen Stewar (como Joan) e Dakota Fanning (como a vocalista Cherrie Currie).
A saga narra a curta viagem ao estrelato da banda. Stewart e Fanning demonstram o tipo de performance nunca visto em nenhum de seus filmes anteriores.
Hoje as duas roqueiras e as jovens atrizes que as interpretam estão no Hotel Beverly Hills.
Jett, um pouco tímida de 52 anos, parece notavelmente jovem, e ainda está vestida com calças de couro pretas, numerosas correntes de prata, uma camiseta branca revelando um corpo extremamente musculoso, em boa forma e adornado por tatuagens.
"Fazer o filme foi uma experiência surreal. Apenas o fato que eles produziram tudo isso," ela diz, balançando a cabeça.
"É uma história real sobre essa banda que eu era tão apaixonada e eu realmente senti que estávamos fazendo algo importante, na medida em que nós éramos bons. Então, estou contente que o filme vai sair." ela diz.
Jett serve como produtora executiva no projeto que demorou muitos anos para vir a se realizar. Mas isso não aconteceu sem conflitos. A guitarrista Lita Ford, que passou a forjar sua própria carreira no rock, não apoia o filme.
Concorda Jett, "Lita não quer nada com isso. Sandy West, nossa baterista assinou para, mas ela faleceu antes do projeto começar. E eu não tenho certeza de qual foi a resposta de Jackie (Fox)," ela diz. "Eu não acho que isso faz de alguém ruim, só não entendo." Devido a recusa de Fox de permitir a utilização de sua imagem no filme, o papel de baixista - a banda teve meia dúzia em seu tempo - foi ficcional.
A diretora Floria Sigismondi usou sua experiência de documentários musicais anteriores (David Bowie, Sheryl Crowe) com proveito.
Do detalhado design do set ao humor, ela dá ao público uma autêntica viagem pela memórias de Jett e Currie, que, como você pode imaginar, nem sempre pintaram uma boa imagem. Situado num cenário essencial de música de Bowie, o Stooges, e The Sex Pistols, realça o sentimento de 'você-está-aí'.
Mas o elenco foi a chave para este trabalho.
Diz Jett sobre Stewart, "Escolher Kristen para o elenco foi obviamente incrivelmente importante. Eu não tenho muita experiência nessa área mas eu expliquei que isso era realmente importante, ter adolescentes interpretando esses papéis, porque a energia adolescente é obviamente específica. Uma que você está nos seu 20, você ainda é jovem, mas é uma coisa diferente. Então essa foi de verdade minha única sugestão. Eu não tinha noções preconcebidas sobre Kristen ou coisas de Crepúsculo. Logo que conheci ela, eu senti seguramente que ela seria capaz de lidar com isso."
As duas se deram muito bem a partir do momento em que se conheceram. "Temos uma energia parecida." Diz Jett, que da mesma forma vem como uma celebridade que foge aos olhos do público, apesar de sua profissão. Jett ignora a idéia de seu status icônico de precursora de estilo. "Eu não vejo isso dessa maneira. Isso seria muito vaidoso." ela diz.
Stewart igualmente animada por trabalhar com Jett. "Fiquei realmente triste quando o filme acabou. Eu amei demais fazê-lo." Na verdade, ela ainda está usando o penteado preto e espetado famoso que ela usa no filme meses depois do término das gravações. Fanning também mantém este papel no coração. "Foi como se eu fosse tirada de tudo quando acabou. Foi uma das poucas vezes que eu me senti realmente triste por três semanas depois das gravações." ela disse, rindo. "Então, eu vou continuar ouvindo The Runaways e fingir que ainda estou filmando."
Jett era um trunfo inestimável por trás das câmeras no set. "Eu estava lá como um recurso. Dos detalhes das roupas à maquiagem, qualquer coisinha. Fui uma ferramenta para Kristen, mas fiquei fora do alcance de seus olhos enquanto ela filmava. Tive o cuidado para que ela saísse à sua maneira, mas eu estava lá quando ela precisava de mim." diz ela.
Apesar do rayon e a sombra azul elétrica nos olhos, Stewart fala da época que ela retrata. "Eu sempre senti saudades dos anos 70, embora obviamente eu não estivesse lá. Muita coisa aconteceu e foi uma boa hora para mudanças. Eu sempre penso como seria viver naquela época e foi legal fazer o filme por causa disso."
O outro destaque foi o desempenho do papel do extravagante empresário da banda Kim Fowley, interpretado por Michael Shannon. Ele também amou a experiência. "Que cara selvagem," ele diz do famoso produtor. "Foi uma explosão interpretá-lo."
Fanning diz, "Conheci o verdadeiro Kim Fowley da primeira vez que conheci Cherie. Foi um bocado opressivo," ela ri. Currie diz, "Kim sempre gostou de empurrar o envelope e ele ainda o faz. Ele foi ótimo vendendo gelo à Esquimós e esse talento não desaparece."
Dada a natureza dessas quatro jovens, Fanning que evoca uma inocente imprudente, foi obrigada a interpretar sobre o tipo. Ela desfila com lingerie, usa drogas e participou de situações sexuais, incluindo a cena com Stewart.
Naturalmente, muitos rumores tem sido feitos sobre a cena do beijo entre as duas protagonistas. Fanning diz, "realmente não era grande coisa." Stewart adicionou, "O filme não é focado nisso, e isso foi só algo que aconteceu entre amigas. Também é vago. Elas nem sequer falam sobre isso. Não é como se fosse um relacionamento."
Currie diz sobre a edição final, "Vocês tem de lembra que isso é baseado no livro que escrevi, então naturalmente, da primeira vez que vi o filme olhei para o que estava faltando. Acho que essa é a natureza humana. É minha vida retratada nas telas e claro, elas não podem colocar tudo que eu gostaria, mas quando se trata de Dakota me interpretando... Fiquei maravilhada. Honestamente acho ela é a melhor atriz que eu já vi. Não pude acreditar no quão formidável ela era."
Jett resume, "O filme captura a sensação de estar na banda. Ambas, as partes alegres e as que foram realmente deprimentes. Mas foi assim. É retratado de modo tão realista quanto possível."
Nenhum comentário:
Postar um comentário